Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

08/12/2015

Criando músicas para TK 90X, TK 95 e Zx Spectrum (1ª Parte).

Um aspecto bastante interessante nos nossos micros de 8 bits é o processo de geração de músicas.
Geralmente se distingue por dois padrões musicais: As músicas (ou sons) BEEP (que são geradas pelo sistema de som interno do micro) e as músicas AY (geradas e executadas com o auxílio de uma interface de som externa de 8 bits que utiliza o chip AY da Yamaha). Esta última produz um som incomparavelmente melhor e lembra muito as atuais músicas eletrônicas, com um toque especial de distorção de 8 bits... Mas o padrão BEEP também surpreende e muita coisa interessante pode ser feita.

Exemplo de uma interface de som AY produzida no Brasil.


A grande pergunta para quem quer se aventurar na criação de músicas de 8 bits é: Por onde começar?
Com certeza será algo muito divertido, mas exigirá um estudo de cada programa por parte do iniciante, visto que pouco ou quase nenhum material (ou tutorial) encontramos em nosso idioma.
Se servir de consolo, na medida que vamos nos aventurando nesta área, iremos complementar este artigo de tempos em tempos, ok?

Lembre-se: Se você não possui uma interface AY (muito conhecida como "Explorer"), terá que desenvolver músicas no padrão BEEP. Caso tenha interesse em adquirir uma, indicamos um local no link de produtores de hardware. Ambos os padrões são muito divertidos, porém a AY permite que você ouça um fundo musical aprimorado de diversos jogos para o TK/ZX.

Vou indicar, num primeiro momento, um site especializado que dá uma pequena explicação sobre os programas utilizados internamente nos TK´s/ZX´s. Utilize a tradução automática do navegador e depois procure o programa em um dos vários links que fornecemos neste blog. O site chama-se MISTER BEEP e foi desenvolvido para a linha Timex Sinclair (que é um clone licenciado do Zx Spectrum nos EUA). Tem muita informação interessante nele. Vale a pena pesquisar.



Resolvi também colocar aqui um link de um interessante programa chamado BEEPOLA para rodar em PC (Windows) mencionado no site acima. É bem simples, mas muito funcional e vem repleto de exemplos de músicas. OBS: Ele permite exportar para o TK, inclusive em formato TAP.



Posteriormente comentamos a funcionalidade do programa.